segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Sistemas Cliente-Servidor

A arquitetura cliente-servidor foi desenvolvida para dividir ambientes de computação onde um grande número de PCs, estações de trabalho, servidores de arquivos, impressoras, servidores de banco de dados e outros equipamentos são conectados juntos por uma rede. As máquinas clientes disponibilizam para o usuário as interfaces apropriadas para utilizar esses servidores, bem como poder de processamento para executar aplicações locais. Esta arquitetura se tornou muito popular por algumas razões. Primeiro, a facilidade de implementação dada à clara separação das funcionalidades e dos servidores. Segundo, um servidor é inteligentemente utilizado porque as tarefas mais simples são delegadas às máquinas clientes mais baratas. Terceiro, o usuário pode executar uma interface gráfica que lhe é familiar, ao invés de usar a interface do servidor. Desta maneira, a arquitetura cliente-servidor foi incorporada aos SGBDs comerciais. As funcionalidades de um banco de dados podem ser superficialmente divididas em duas categorias, a FRONT-END e BACK-END. O FRONT-END dos sistemas de Banco de Dados consiste em ferramentas como formulários, gerador de relatórios e recursos de interface gráfica executando as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário, já o BACK-END gerencia as estruturas de acesso, desenvolvimento e otimização de consultas, controle de concorrência e recuperação, executando as consultas e retornando com os resultados ao cliente. Sistemas Servidores podem ser caracterizados, de modo geral, como servidores de Transações e Servidor de dados. Detalharemos a Arquitetura de Servidor de transações e Servidor de Dados nas próximas Postagens.

Até Galera!

Fonte:Sistema de Banco de Dados 3ª Edição, Abraham Silberschatz, Henry F. Korth e S. Sudarshan.

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